COMO VALORIZAR UM IMÓVEL NA HORA DA VENDA
COMO VALORIZAR UM IMÓVEL NA HORA DA VENDA
Por Daniel Meneses
Quem quer comprar ou vender um imóvel pode se
beneficiar ao saber de alguns pontos que podem mudar o valor do bem para baixo
ou para cima.
A busca por locais mais adequados a novos estilos de
vida na pandemia e a taxa de juros em mínima histórica no ano passado geraram
um aquecimento no mercado imobiliário como um todo, puxando os preços para
cima.
Conhecer fatores que podem valorizar um imóvel pode
ser um passo útil tanto para quem quer comprar como para quem quer vender. Para
além da localização, outros aspectos pesam na hora da precificação do bem.
Quem quer comprar deve realizar uma boa pesquisa
para conseguir pechinchar com base em outros imóveis parecidos. E quem quer
vender deve se atentar a algumas dicas para conseguir passar para o preço o
máximo do potencial da propriedade.
Localização
O
CEO da startup de crédito imobiliário Credihome, Bruno Gama, explica que a
localização é o primeiro fator que tem potencial de valorizar ou desvalorizar
um imóvel. Um apartamento velho pode acabar sendo mais caro que outro
apartamento novo e bem acabado a depender de onde ele está localizado.
LOCALIZAÇÃO REFLETE QUESTÕES DE INFRAESTRUTURA QUE SÃO VALORIZADAS
PELOS CLIENTES, COMO MERCADO, FARMÁCIA, ESCOLA, HOSPITAL, COMÉRCIO, ALÉM DA
SEGURANÇA DE ONDE O IMÓVEL ESTÁ. ANTES SE VALORIZAVA MUITO UNIDADE PRÓXIMA A
SHOPPING CENTER, AGORA TEM MAIOR VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS PRÓXIMOS A ZONAS DE
LAZER COMO PRAÇAS E PARQUES
BRUNO GAMA – CEO DA CREDIHOME
Ele acrescenta que, devido à necessidade de home
office, regiões que contam com internet fibra ótica, inclusive, têm se tornado
mais valorizadas. A localização de um prédio pode também contribuir com outro
fator que pode impactar bastante a valorização: a vista.
Características do imóvel
As
características do imóvel em si vêm logo em seguida, incluindo pontos como a distribuição dos espaços na planta,
conservação e mesmo a posição em que
o local se encontra em relação ao sol. “No Sul e Sudeste o sol pode
valorizar. No Nordeste, pode desvalorizar por deixar o apartamento muito
quente”, diz Bruno.
O
professor dos MBAs da FGV e especialista em mercado imobiliário, Pedro Cunha,
aponta que é aí que o proprietário de um imóvel consegue valorizar mais o seu
bem – afinal, não há como mudá-lo de lugar para uma melhor localização.
“Quanto mais responsabilidade você coloca para o
comprador, (para melhorar o imóvel) você vai ser depreciado em dobro. Se você
gastar 10 mil em pintura porque ele está precisando, você vai ganhar pelo menos
20 mil por isso”, diz.
Para ele, o imóvel se torna mais valorizado na
medida em que se diferencia de outros da região. Pedro afirma que quem quer
ganhar mais na venda deve se encarregar pessoalmente dessa diferenciação, não
deixando o trabalho para a corretora.
O PROPRIETÁRIO TEM QUE SABER
PREENCHER UMA FRASE: ‘O MEU IMÓVEL, NO PRÉDIO ONDE EU VENDO, É O ÚNICO QUE…’. O
IMÓVEL GANHA VALOR À MEDIDA QUE ELE SE TORNA DIFERENTE DOS OUTROS E SE PERDE
VALOR À MEDIDA QUE ELE SE TORNA COMUM OU ORDINÁRIO. NÃO ACHE QUE VOCÊ NÃO VAI
SER COMPARADO, O CORRETOR VAI MOSTRAR OUTROS LOCAIS PORQUE ELE NÃO TEM
EXCLUSIVIDADE
PEDRO CUNHA – PROFESSOR DOS
MBAS DA FGV E ESPECIALISTA EM MERCADO IMOBILIÁRIO
Dicas para quem quer vender
·
O proprietário deve conhecer os pontos positivos e negativos do
apartamento ou casa e realizar a venda para o corretor em primeiro lugar. Se o
corretor não ver o imóvel como uma oportunidade, não dará prioridade.
·
Coloque a propriedade à venda em apenas uma imobiliária escolhida a
dedo. Espalhar fotos em diversas imobiliárias pode ter um efeito contrário na
valorização, abrindo espaço para barganha.
·
Tenha fotos em boa qualidade do imóvel. Uma dica é tirar fotos logo
após de uma reforma ou arrumação na casa, mesmo se não haver planos de venda no
momento. Essa galeria da propriedade em seu “melhor momento” ajudará na hora da
venda no futuro.
·
Coloque no anúncio uma foto da fachada do prédio e, se disponível,
também a planta do imóvel.
·
Retire excesso de móveis ou bagunça antes da visita de um possível
comprador. No momento da visita, tente minimizar pontos que podem ser
negativos.
Fonte: Diário do Nordeste
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